2° SIRGEM

O 2° Simpósio Regional de Geografia, Educação e Mineiridade – 2º SIRGEM – ocorrerá nos dias 7, 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, remotamente, devido a vigência da pandemia de COVID-19, no site https://sirgem.ouropreto.ifmg.edu.br/.

O 2° SIRGEM está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Geografia (CODAGEO) e tem como título (tema) nesta segunda edição: desafios e perspectivas para o exercício profissional no século XXI – uma oportunidade de tratar a Geografia no contexto regional, para os estudantes de graduação, demonstrando contribuições que os vários percursos formativos, dentre as várias áreas possíveis de pesquisa e ensino em Geografia podem oferecer a partir do curso de Licenciatura em Geografia do IFMG Campus Ouro Preto.

O curso superior de Geografia, modalidade licenciatura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto iniciou-se em 2008, e tem desde sua implantação o objetivo de licenciar professores em Geografia para atuar no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores humanísticos e princípios éticos. Procura contribuir, ainda, para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e das regiões onde atuarão os licenciados formados na Instituição.

Aguardamos também a presença de toda a comunidade do IFMG Campus Ouro Preto e região, especialmente de nossos egressos, como toda a sociedade entorno interessada e dos distritos e municípios vizinhos para prestigiar-nos com sua presença neste 2º SIRGEM – que tem como meta a ocorrência desse evento de dois em dois anos.

Faça a sua inscrição gratuita no evento no endereço ou clicando aqui:

Para gerar seu certificado de participação e garantir sua vaga nas atividades.

Dia1234
Data07/1209/1210/1211/12
19 horasEvento 1 e Evento 2Evento 4Evento 5Evento 7
20 horasIntervaloIntervaloIntervalo
20:30 horasEvento 3Evento 6Evento 8

Programação detalhada

Dia 1: Data 07/12/2020 – Tema: Tecnologias no ensino de Geografia Física

19 horas – Evento 1 – Abertura oficial do 2° SIRGEM – IFMG Campus Ouro Preto.

Coordenação da CODAGEO – Professor Doutor Ramon Coelho Duarte – IFMG.

19:10 – 20:10 horas – Evento 2 – Ensino de geografia física no século XXI.

Palestra com o Professor Doutor Fábio Soares de Oliveira – IGC/UFMG.

20:30 às 21:30 horas – Evento 3 – Tema – Geogames para ensino de Geografia.

Palestra com o Professor Doutor Ítalo Sousa de Sena – UFSJ.

Dia 2: Data 09/10/2020 – Tema: tecnologias nucleares aplicadas à pesquisa Geográfica

19:00 às 21:00 horas – Evento 4 – Tema – Tecnologias nucleares e possibilidades de pesquisas em Geociências.

Mesa redonda:

Professor Doutor Paulo Rodrigues – CDTN.

Professora Doutora Simone Fonseca Alves – IFMG.

Dia 3: Data 10/12/2020 – Tema: Geografia urbana regional e cidades pequenas e médias sustentáveis

19:00 às 20:00 horas – Evento 5 – Tema: Geografia urbana regional e cidades pequenas e médias sustentáveis.

Palestra com a Professora Doutora Anete Marília – UNIMONTES.

20:30 às 21:30 horas – Evento 6 – Tema – O papel do Professor na construção de Cidades Inteligentes.

Palestra com a Doutora Grazielle Anjos Carvalho – Instituto Smart Citizen.

Dia 4: Data: 11/12/2020 – Tema: ensino de Geografia no século XXI pós pandemia.

19:00 às 20:00 horas – Evento 7 – Tema – Ensino de Geografia durante o contexto da pandemia do Covid 19.

Palestra com a Professora Doutora Valéria Roque – IGC/UFMG.

20:30 às 21:30 horas – Evento 8 – Tema – Desafios e perspectivas do ensino remoto.

Palestra com o Professor Doutor Henrique Amorim Machado – UEMG.

Comissão Organizadora – Comunidade da Coordenação de Geografia do IFMG Campus Ouro Preto

Professores:

Alex de Carvalho