1º SIRGEM

O 1º Simpósio Regional de Geografia, Educação e Mineiridade – SIRGEM – ocorrerá nos dias 27 de Novembro a 01 de Dezembro de 2018 nas dependências do IFMG – campus Ouro Preto, e apenas a palestra de encerramento será na Casa da Ópera (Teatro Municipal de Ouro Preto). 

O 1º SIRGEM está sob responsabilidade da CODAGEO (Coordenadoria da Área de Geografia) e tem como título nesta primeira edição do simpósio: “10 anos de Olhares Geográficos sobre Ouro Preto e Região” – uma oportunidade de comemorarmos os 10 anos do curso de Licenciatura em Geografia do IFMG – Ouro Preto.

O curso de Geografia, modalidade licenciatura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto iniciou-se em 2008, e tem desde sua implantação o objetivo de licenciar professores em Geografia para atuar no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores humanísticos e princípios éticos. Procura contribuir, ainda, para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e das regiões onde atuarão os licenciados formados na Instituição.

Contamos com a presença de nossos egressos*, pois inauguraremos um memorial em homenagem ao curso e a todos vocês que colaram grau nestes 10 anos do curso de Licenciatura em Geografia (no dia 28/11/18 às 18h no Pavilhão Geraldo Nunes).

*Nota = Foi tentado o contato via e-mail com todos egressos, mas, alguns dados repassados pelo controle acadêmico do campus estão desatualizados, se você é um egresso e leu esta nota em nosso site envie-nos na página: Contato os seus dados atualizados, e atualizaremos nosso banco de dados dos egressos do curso de Licenciatura em Geografia do IFMG.

Aguardamos também a presença de toda a comunidade do IFMG – campus Ouro Preto, comunidade acadêmica de Ouro Preto e região, como toda a sociedade entorno interessada e dos distritos e municípios vizinhos para prestigiar-nos com sua presença neste 1º SIRGEM – que tem como meta a ocorrência desse evento de dois em dois anos.

A seguir, apresentamos um belo vídeo elaborado pelo Espaco Estúdio de Produção Audiovisual Colaborativo, que resumindo, nos reforça o convite: – Vem pro SIRGEM!

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bxx1wVTozgs[/embedyt]

NOVIDADE: Além de participar das palestras, oficinas e do trabalho de campo, teremos a exposição dos doces de São Bartolomeu – parceria com a Associação de Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu e de outros locais da nossa querida Ouro Preto que nos enviaram alguns de seus produtos para serem exibidos e encomendados durante os intervalos de atividades do SIRGEM. É muita mineiridade junta uai!

Também haverá venda de livros dos professores de Geografia da CODAGEO, venha preparado(a) pois, o SIRGEM está com muitas atrações! E desde já, agradecemos pelo apoio ao IFMG, a Prefeitura de Ouro Preto, a Pousada Arcadia Mineira e a banda O.P System Acoustic Songs  no 1º SIRGEM, o qual está sendo realizado por docentes e discentes pertencentes a Área de Geografia do IFMG – Ouro Preto.